Lu Ar

Sentimentos e poesias

Textos


A VIDA É UMA VIAGEM ( REFLEXÃO )

Já ouviu falar que nesta vida estamos de passagem?
Então imagine que estamos viajando. Junto conosco, viajam algumas pessoas. Nossos pais, irmãos, parentes e amigos. No decorrer da viagem, mudamos de rumo e nos separamos. Nossos pais ficam pelo caminho porque de repente começaram a andar mais lentamente e também porque nossos objetivos deixaram de coincidir. Porém temos oportunidades de nos encontrarmos sempre que quisermos porque eles sempre estarão por perto no nosso caminho. Pode até acontecer de seguirmos caminhos tão diferentes que estas oportunidades tornar-se-ão muito raras devido á longas distâncias. Nossos irmãos, também seguem rumos diferentes. Pelo caminho, conquistamos amigos que nos acompanham por algum tempo e alguns por todo o caminho. Em determinado ponto encontramos aquele ou aquela que nos mostra um caminho lindo, colorido e que nos deixa felizes em traçá-lo juntos. Dessa decisão, ganhamos outras pessoas que também nos acompanharão durante certo tempo. São nossos filhos que teremos como missão conduzi-los durante a viagem mostrando da melhor forma possível os caminhos que achamos certo eles traçarem. E seguimos adiante agora acompanhados. Ás vezes, até terminarmos a viagem, outras vezes em determinado ponto nos separamos. Os filhos jamais serão nossos. A missão é apenas prepara-los para seguirem viagem sozinhos.
E que caminhos serão estes?
Ah, serão vários. Estradas de chão esburacado de terra batida sem nenhuma placa de aviso. Estradas asfaltadas com muitas placas avisando como proceder durante a viagem. Em muitas placas, existem avisos sobre o Respeito aos outros viajantes. E ainda devemos ter cuidado com os viajantes maliciosos que tentarão nos desviar do caminho. Nem sempre o caminho que parece mais fácil e bonito é o correto. O certo é que todas oferecerão riscos, afinal vitória sem luta não tem mérito. Muita neblina, pouca visibilidade, chuva, temporais. Mas também sol, luz, flores, risos, alegrias. Muitos desvios, pontes e encruzilhadas. Tem gente que se desvia e depois custa a retomar o caminho, outros percorrem estradas rente á precipícios sem se importarem com o perigo e se dão mal, pois são obrigados a interromperem a viagem. E as encruzilhadas? Como saber o caminho certo? Difícil saber. Uma simples trilha pode nos levar até a VERDADE e a EVOLUÇÃO. Porque nosso mapa guia deverá ser o Bom Censo, o Bem, a Fé, o Amor e a Inteligência. Acredito que aquele que durante o percurso for solidário o suficiente para que todos façam sua viagem com o maior conforto possível, terá menos chance de errar o caminho.
E aqueles que viajam na contramão? É o que chamo viver perigosamente.
Enfim, tenho certeza que é dado a cada um o livre arbitre para fazer sua viagem neste mundo da melhor maneira possível. Porque na chegada com certeza prestaremos conta de toda a bagagem que carregamos, pois é ela que dirá o quanto de útil foi (ou não) nossa viagem neste mundo. Pobre de quem chegar de mãos vazias, né?
Lu Ar
Enviado por Lu Ar em 16/07/2009
Alterado em 12/02/2013
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras